7 dicas para economizar no carnaval

economizar no carnaval

O carnaval está chegando! Uma festa muito importante na cultura do nosso país, por vezes referida como “O Maior Espetáculo da Terra”. Quem está animado? É nessa época do ano que o brasileiro gosta de pintar o rosto, se fantasiar e brincar muito. Quem pula ou já pulou carnaval sabe como essa data é esperada e deve ter muita história boa para contar. Tem gente que gosta de aproveitar o feriado prolongado para viajar e há quem goste de ficar na sua cidade para curtir a folia.

Ainda faltam alguns dias até chegar de fato a semana de carnaval, tempo suficiente para planejar seus gastos e evitar uma possível ressaca moral na quarta-feira de cinzas. Pode parecer meio chato esse assunto, quando comparado a algo tão mágico como o carnaval, mas depois tudo volta ao normal e você vai agradecer por economizar e manter as suas contas no azul.

Se você quer fazer uma grana extra, temos 10 dicas para você.

Pensamos em algumas dicas para você economizar no carnaval, mas isso não pode atropelar os cuidados com a saúde. Alimente-se bem, beba bastante líquido, use preservativos e protetor solar! Vamos às dicas:

  1. Pense no valor que você quer gastar durante todo carnaval

    Esse é o começo do seu planejamento para economizar no carnaval. Antes de cair na folia observe seu orçamento e estipule um valor para gastar durante todo o feriado prolongado. Essa dica é boa não apenas para o carnaval, mas para qualquer época festiva e viagem que você for fazer. Afinal de contas, a festa chega ao fim, mas as contas para pagar continuam. Inclusive, depois que passar esse carnaval, você já pode começar a guardar dinheiro para gastar no próximo.

    Procure não gastar mais do que você colocou como teto, assim conseguirá equilibrar suas finanças. Uma boa dica para evitar que o excesso aconteça é acrescentar 10% sobre o valor total que você pretende gastar e separar esse dinheiro para imprevistos.

  2. Para economizar no carnaval planeje os gastos por dia

    Agora que você já sabe qual o seu limite de gastos total, divida o valor pelo número de dias de folia. Assim vai ficar mais fácil para se organizar. Leve em conta todos os gastos: transporte, alimentação, festas, bebidas, abadás e o que mais você achar cabível. Sabendo o valor médio de gastos por dia, você pode economizar mais em um e gastar mais no outro ou gastar por igual todos os dias, enfim, terá mais controle sobre seu dinheiro.

  3. Faça esquentas e leve o que sobrar

    Junte os amigos para beber em casa antes de sair para brincar, pois os preços sofrem de “inflação carnavalesca” na rua. Uma latinha de cerveja não sai por menos de R$5. Para economizar, faça as compras em um supermercado ou distribuidor de bebidas e compre um pouco a mais para levar o que sobrar com você. Faça uma conta rápida: quantas latinhas de cerveja você quer beber? E não esqueça de se hidratar.

  4. Economize na alimentação

    Outro gasto frequente é com alimentação. Se você é mais da folia e gosta de beber, sua economia pode ser maior com essa dica. Para economizar no carnaval cozinhe em casa para não precisar comer fora. Lembre-se de tomar um café da manhã reforçado e se possível faça alguns lanches para levar com você, mas nada muito pesado. A fome bate, você come na hora e não precisa gastar com isso. Já economiza uma boa grana.

  5. Nada de carro

    É bola fora andar de carro por aí no carnaval, afinal de contas quem é que garante a sobriedade nessa época do ano? Além disso é muito mais divertido ir a pé ou de transporte público para o bloquinho e brincar com os outros foliões no caminho. É uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas. Você não terá de gastar com gasolina, nem com estacionamento. Se precisar você racha um táxi ou uber com os amigos. A economia é certa.

  6. Brinque nos blocos de rua

    Evite ir em festas fechadas. É certo que você terá de pagar para entrar e la dentro os preços serão altos. Grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro tem como ponto alto o bloco de rua. É esse o bloco da economia! A diversão é certa e o bolso agradece.

    Aqui tem a programação de São Paulo e aqui a programação do Rio. Pesquise pelos blocos na sua cidade.

  7. Faça a sua própria fantasia

    Nessa época do ano tudo que é fantasia fica mais caro. É a lei da oferta e demanda, tem muita gente querendo, o produto fica mais caro. Ao invés de gastar altas quantias em fantasias super transadas, use e abuse da criatividade para fazer seu traje de carnaval. Procure na internet, existem diversos sites com ótimas ideias para você fazer sua própria fantasia. Aqui tem algumas dicas legais, aquiaqui também.

Brinque o carnaval com vontade e responsabilidade. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *