8 Dicas para um preguiçoso economizar dinheiro

economizar dinheiro

Você precisa economizar dinheiro, mas tem preguiça até de pensar nesse assunto?

Estamos vivendo momentos de incerteza na economia e não sabemos se o fim da recessão está próximo. A única certeza que temos é que o salário mínimo não teve um aumento significativo, tampouco o número de empregos criados. Por causa disso é provável que o brasileiro continue conservador com seus gastos. Nesse texto separamos algumas formas simples para você ficar de olho nos seus gastos enquanto espera a chegada de um futuro melhor para a economia.

Já leu? 


ID Jovem: conheça o benefício que faz você viajar de graça!

6 Passos para criar um planejamento financeiro inteligente

Aplicativos financeiros: listamos 8 opções gratuitas para você escolher


  1. Agende pagamentos automáticos

    Tenha pelo menos suas contas fixas em débito automático para evitar o atraso de pagamentos e com eles aquele dinheiro extra de taxas e juros. Você pode fazer isso no seu banco. Ao invés de pagar a conta que chega em casa no caixa eletrônico, você pode ir ao banco, cadastrar a empresa de luz ou internet, por exemplo. Depois disso, quando for emitida uma conta em seu nome, o valor será debitado automaticamente da sua conta e repassado à empresa.

  2. Coma suas compras

    Todos os anos os brasileiros desperdiçam 41 mil toneladas de alimentos. Em casa, 28% das compras do supermercado vão para o lixo e isso, claro, tem reflexo no bolso. Sem dúvidas isso aumenta o gasto com alimentação todos os anos. Economize comendo tudo que você compra. Não tem certeza de como fazer isso? Passe pela livraria e pegue um livro de receitas emprestado na biblioteca.

  3. Pague seu cartão de crédito

    Essa não é tão simples assim. Pode ser que realmente você não tenha condições de pagar a fatura inteira do cartão de crédito. Caso tenha como pagar tudo de uma vez, essa é a melhor coisa a se fazer. Do contrário você estará pagando juros e pagar juros nunca é bom, principalmente no Brasil , onde as taxas de juros são as mais altas do mundo.

  4. Alugue ao invés de comprar

    Você pode estar animado para aumentar suas posses, mas não deixe seu entusiasmo prevalecer sobre o bom senso. Pense bem antes de comprar aquela furadeira ou itens mais caros que você não usa frequentemente. Para coisas que você vai usar apenas uma vez, alugar ou emprestar é o melhor negócio. Pesquise no google ou veja o que está disponível no Alooga.

  5. Não tenha medo de perguntar

    Essa nossos professores da escola já ensinavam. Se você quer economizar dinheiro, pergunte, ou melhor, pratique a boa e velha pechincha. Por que não perguntar se os juros do empréstimo ou do cartão de crédito podem ser abaixados? Peça descontos em serviços que você usa com frequência ou quando for comprar um item mais caro para sua casa, como um móvel. Em uma economia apertada como a nossa o vendedor vai querer abaixar o preço ao invés de perder a venda e os dois sairão contentes no final.

  6. Para economizar dinheiro, apenas diga não

    Isso vale para quando lhe oferecerem garantias estendidas, por exemplo. Isso dificilmente faz sentido financeiro. Basta comparar o custo para reparar ou repor aquele item que você comprou com o custo da garantia e recuse graciosamente.

  7. Elimine hábitos caros

    Fumar, comer demais e beber são hábitos caros de manter. Beleza, essa é uma forma “preguiçosa” de economizar, mas não necessariamente a mais fácil. Uma coisa é fato: você vai economizar uma boa grana se disser tchau para seus vícios favoritos. Você vai economizar no curto prazo e no longo também, evitando gastos com saúde no futuro.

  8. Jante em casa

    Se cozinhar em casa parece algo muito trabalhoso para você, opte por comprar uma refeição “para viagem”. Assim você economiza nos 10%, na bebida, sobremesa e afins.

O que achou das dicas? Fala pra gente nos comentários 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *