O que nunca te contaram sobre desigualdade

desigualdade

O que nunca te contaram sobre desigualdade é que você não precisa aceitá-la. Pelo contrário, você pode ser parte da mudança. O texto começa com algumas frases comuns que já ouvimos por aí sobre desigualdade. Fala dos problemas do Brasil, mas no final é diferente e traz uma possível solução para os problemas.

As vezes precisamos falar o óbvio: a desigualdade social é grande no Brasil. Desigualdade de oportunidades, de gênero, de renda. Um estudo recente da Oxfam mostrou que seis brasileiros têm mais dinheiro que os 100 milhões de brasileiros mais pobres. Isso é inaceitável. O Mapa da Desigualdade, feito pelo pessoal da Rede Nossa São Paulo, mostrou que um morador de Jardins, bairro rico da cidade, vive 23 anos a mais do que um morador do Jardim Ângela, na periferia de São Paulo. Essas duas pessoas estão há apenas 20 km de distância uma da outra. Um absurdo. O último Relatório de Desigualdade de Gênero do Fórum Econômico Mundial mostrou que o Brasil caiu 11 posições no ranking em apenas um ano.

Pois é. A situação não está das melhores, mas paremos para pensar um pouco: a gente já não sabe disso tudo? Estamos cansados de ouvir que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Será que não é hora de pensarmos nas soluções? Ok, já sabemos que a maioria das famílias brasileiras vivem com no máximo um salário mínimo. Seja no Rio de Janeiro ou em Quixeramobim, no Piauí, a realidade é dura e o dia a dia é uma verdadeira luta. Então, vamos pensar em transformar? Você pode fazer parte da mudança. É esse o nosso convite. Que você se torne um agente no combate à desigualdade, em especial à desigualdade de renda.

Uma solução possível

A Firgun é uma plataforma de financiamento coletivo voltada para empreendedores que estejam em alguma situação de vulnerabilidade social. Conectamos as duas pontas de uma rede solidária: de um lado empreendedores que precisam de capital para investir em seus negócios e de outro pessoas que podem ajudá-los com pequenos financiamentos a partir de R$25. Como estamos viabilizando financiamento para gente que tem o próprio negócio eles tem o compromisso de devolver o dinheiro para seus apoiadores. Ele recebe um empréstimo sem juros, você ajuda no desenvolvimento do empreendedor e recebe seu dinheiro de volta. Nosso trabalho é facilitar o acesso a microcrédito justo e democratizar o investimento social.

Na Firgun doar vira emprestar. Clique aqui e entenda mais sobre o nosso trabalho.

Esses empreendedores passam por um processo de curadoria antes de iniciarem suas campanhas. Através de uma rede de parceiros, instituições que trabalham o empreendedorismo, recebemos as indicações dos empreendedores aptos a receberem financiamento. Eles tem de ter potencial. Em seguida devem responder a um questionário, desenvolvido por nós em parceira com Plano CDE, Instituto Quintessa e outros negócios sociais. Esse questionário nos dará uma ideia do perfil financeiro da pessoa e junto com a indicação teremos segurança quanto ao pagamento do financiamento.

Como você pode ajudar no combate à desigualdade

Nessa rede solidária você pode ajudar na briga contra a desigualdade de três formas diferentes, descritas abaixo:

  1. Seja herói ou heroína

    Você gosta de sentir que está fazendo a diferença. Se empreender é uma luta você está ajudando na linha de frente. Na prática você vai apoiar empreendedores de baixa renda a investirem em seus negócios com pequenos valores e depois que receber o dinheiro de volta poderá ajudar ainda mais.
    Quero ser um herói! 

  2. Seja embaixador ou embaixadora

    Você quer ter um papel importante nessa luta. Você não pega em armas, mas gosta de ficar nos bastidores articulando o jogo. Sabe como mobilizar a sua rede e persuadir. Na prática você vai divulgar as campanhas da plataforma para que a mensagem chegue mais longe ainda. Em mídias sociais, por email, com os meios que achar melhor.
    Quero ser um embaixador!

  3. Seja parceiro ou parceira

    Nesse caso você quer participar da elaboração da estratégia, quer estar junto com a gente na construção do plano de ação. Quer ter papel decisivo nas campanhas que acontecerão. Na prática você trabalha em alguma instituição que tem como foco a capacitação de empreendedores de baixa renda.
    Quero ser um parceiro! 

Junte-se a rede Firgun. Quer ajudar a gente de alguma outra forma? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *