O estresse financeiro faz parte do seu dia a dia? Quem sofre desse tipo de estresse sabe como pode ser irritante, mas entenda que é comum ter problemas com dinheiro. Mais da metade das famílias brasileiras estão com algum tipo de dívida, a mais comum é a do cartão de crédito, seguida de carnês e financiamento de carro.¹
Lidar com estresse financeiro é um desafio para a maioria da população brasileira e algo que traz reflexos negativos para o ambiente de trabalho. Pessoas que sofrem com estresse financeiro tendem a faltar e se atrasar mais no trabalho, usar o tempo de serviço e/ou recursos da empresa para tentar resolver problemas pessoais, demandar adiantamentos e empréstimos etc.²
Programa de Educação Financeira Firgun – Saiba Mais
Ficar tenso, com raiva ou até mesmo triste não ajuda muito. Se você passa por situações de estresse financeiro, fique tranquilo porque você não está sozinho e siga as dicas abaixo para não estressar com as finanças.
5 ideias para ficar zen com as finanças
-
Seja mais leve com você mesmo
As vezes somos duros demais quando na verdade precisamos ser mais calmos com nós mesmos. E vice-versa. A ideia é ter um equilíbrio, vale se cobrar daquilo que você precisa fazer, mas não se estresse com isso. Você está fazendo tudo que pode ou consegue para melhorar sua situação financeira.
-
Assuma seus problemas
Identifique e entenda quais os maiores desafios financeiros que você tem pela frente. Isso pode provocar ansiedade e um sentimento de falta de controle, mas é esse o objetivo. Admita que você não tem controle de tudo. A mudança está dentro nós mesmos e o primeiro passo para chegar a uma solução é assumir nossas fraquezas.
-
Observe seus hábitos e economize
Pare um tempo para observar seus hábitos financeiros. Principalmente os que geram despesas supérfluas. Analise seus gastos mensais e veja onde pode economizar. Elimine gastos desnecessários, pelo menos até ter mais estabilidade financeira.
-
Fique calmo e ajude o próximo
Quando lidamos com dinheiro é o lado animal do nosso cérebro que fala mais alto. Como que por instinto pensamos apenas em guardar dinheiro, que precisamos de mais, agimos na defensiva. A ideia aqui é reverter essa lógica natural do cérebro, quando sentir o estresse relacionado a dinheiro faça uma pequena doação imediatamente. Pague a passagem de onibus de um amigo, dê uma gorjeta melhor por um serviço bem recebido. Isso fará você se sentir melhor, pois vai ver que mesmo com dificuldades é capaz de ajudar os outros de alguma maneira.
-
Converse mais sobre o assunto
Como dito antes muita gente tem problemas financeiros. Encontre pessoas com quem você se sinta confortável para compartilhar abertamente suas preocupações. Falar com a família e amigos pode ser difícil, mas ao expor as dificuldades todos entenderão o motivo do seu estresse e poderão ajudar de alguma forma.
As dicas foram úteis para você? Comente abaixo, queremos saber sua opinião.
Faça parte da rede Firgun, acesse: http://eepurl.com/cb2Sfj
¹56% das famílias do Brasil estão endividadas
² Estudo sobre a estresse e produtividade