Estresse financeiro: saiba como evitar, conheça 5 ideias para ficar zen.

estresse financeiro

O estresse financeiro faz parte do seu dia a dia? Quem sofre desse tipo de estresse sabe como pode ser irritante, mas entenda que é comum ter problemas com dinheiro. Mais da metade das famílias brasileiras estão com algum tipo de dívida, a mais comum é a do cartão de crédito, seguida de carnês e financiamento de carro.¹

Lidar com estresse financeiro é um desafio para a maioria da população brasileira e algo que traz reflexos negativos para o ambiente de trabalho. Pessoas que sofrem com estresse financeiro tendem a faltar e se atrasar mais no trabalho, usar o tempo de serviço e/ou recursos da empresa para tentar resolver problemas pessoais, demandar adiantamentos e empréstimos etc.²

Programa de Educação Financeira Firgun – Saiba Mais

Ficar tenso, com raiva ou até mesmo triste não ajuda muito. Se você passa por situações de estresse financeiro, fique tranquilo porque você não está sozinho e siga as dicas abaixo para não estressar com as finanças.

5 ideias para ficar zen com as finanças

  1. Seja mais leve com você mesmo

    As vezes somos duros demais quando na verdade precisamos ser mais calmos com nós mesmos. E vice-versa. A ideia é ter um equilíbrio, vale se cobrar daquilo que você precisa fazer, mas não se estresse com isso. Você está fazendo tudo que pode ou consegue para melhorar sua situação financeira.

  2. Assuma seus problemas

    Identifique e entenda quais os maiores desafios financeiros que você tem pela frente. Isso pode provocar ansiedade e um sentimento de falta de controle, mas é esse o objetivo. Admita que você não tem controle de tudo. A mudança está dentro nós mesmos e o primeiro passo para chegar a uma solução é assumir nossas fraquezas.

  3. Observe seus hábitos e economize

    Pare um tempo para observar seus hábitos financeiros. Principalmente os que geram despesas supérfluas. Analise seus gastos mensais e veja onde pode economizar. Elimine gastos desnecessários, pelo menos até ter mais estabilidade financeira.

  4. Fique calmo e ajude o próximo

    Quando lidamos com dinheiro é o lado animal do nosso cérebro que fala mais alto. Como que por instinto pensamos apenas em guardar dinheiro, que precisamos de mais, agimos na defensiva. A ideia aqui é reverter essa lógica natural do cérebro, quando sentir o estresse relacionado a dinheiro faça uma pequena doação imediatamente. Pague a passagem de onibus de um amigo, dê uma gorjeta melhor por um serviço bem recebido. Isso fará você se sentir melhor, pois vai ver que mesmo com dificuldades é capaz de ajudar os outros de alguma maneira.

  5. Converse mais sobre o assunto

    Como dito antes muita gente tem problemas financeiros. Encontre pessoas com quem você se sinta confortável para compartilhar abertamente suas preocupações. Falar com a família e amigos pode ser difícil, mas ao expor as dificuldades todos entenderão o motivo do seu estresse e poderão ajudar de alguma forma.

As dicas foram úteis para você? Comente abaixo, queremos saber sua opinião.

Faça parte da rede Firgun, acesse: http://eepurl.com/cb2Sfj

¹56% das famílias do Brasil estão endividadas

² Estudo sobre a estresse e produtividade

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *