Empréstimo com juro zero para microempreendedor: passo a passo

empréstimo com juro zero

O empréstimo com juro zero para microempreendedor é possível e precisamos fazer essa oportunidade chegar para mais pessoas. Na Firgun fazemos microcrédito para quem tem um negócio próprio de maneira totalmente digital e o passo a passo da análise é enviado por email. Empreendedores periféricos, mulheres negras, imigrantes, refugiados e outros grupos minoritários enfrentam dificuldades para acessar empréstimo coerente com suas realidades.

É esse o problema que queremos combater. O Fundo Periferia Empreendedora foi criado para trazer oportunidades para quem mais precisa, inclusive para empreendedores informais, sem garantias para oferecer ou avalista e com restrição no nome. Através do fomento ao empreendedorismo ajudamos no combate à desigualdade social e racial e contribuímos para a melhoria da qualidade de vida de famílias ao redor do Brasil.


Já leu?

Microcrédito coletivo Firgun: entenda como fazer

Como acessar crédito emergencial para o seu pequeno negócio


As condições do empréstimo com juro zero

Para acessar crédito pela Firgun é preciso ter pelo menos um ano de experiência com um negócio próprio e uma conta bancária em seu CPF. Mas não precisa ter CNPJ e pode estar negativado. O microcrédito feito pelo Fundo Periferia Empreendedora tem juro de 1% ao mês, porém quem pagar todas as parcelas em dia não precisará pagar a última. Dessa forma o empréstimo com juro zero se torna uma realidade.

Em geral as condições do microcrédito são as seguintes:

  • Limite – R$3.000
  • Parcelamento em até 20x
  • Tem 4 meses para começar a pagar
  • Juros de 1% ao mês com possibilidade de juro zero
  • A Firgun cobra uma taxa de 3% do valor do crédito antes de transferir o dinheiro para você

Passo 1 – Realizar cadastro

Primeiro o empreendedor deve se cadastrar em nosso site. Nessa etapa ele ou ela vai colocar seus dados pessoas como nome completo, data de nascimento, CPF, entre outras informações pessoais.

 

Passo 2 – Confirmação de cadastro

Após realizar o cadastro você receberá um email automático de confirmação. Ele pode levar alguns minutos para chegar, por isso atenção à sua caixa de e-mails e spam. Clique no link que você vai receber. Isso acionará o início da sua análise de crédito.

Você receberá o email abaixo:

Passo 3 – Orientação empreendedora

Se você conheceu a Firgun por meio de uma organização parceira e já passou por uma orientação empreendedora poderemos pular essa parte. Se você conheceu a Firgun por meio de um amigo, pelo google ou pelas redes sociais você receberá o link para um curso digital e gratuito.

O curso é curto e pode ser completado em algumas horas. Depois você deverá encaminhar o certificado para seguirmos adiante. Afinal, mesmo que seja um empréstimo com juro zero, tudo deve ser feito com planejamento para que você tenha uma solução para o seu negócio e não mais uma dor de cabeça.

Passo 4 – Análise de perfil financeiro

Depois de confirmar a criação da sua conta você receberá por email o link de um questionário. Ele é diferente do cadastro. São 25 perguntas sobre diferentes temas como conhecimentos básicos de finanças, apetite a risco e hábitos de consumo. O objetivo é entendermos melhor seu perfil financeiro.

Utilize o navegador do Google Chrome ou Firefox pelo computador, pois funciona melhor. Certifique-se de que você está respondendo todas as perguntas. Se tiver alguma faltando você terá que responder outra vez. Após responder todas as perguntas e finalizar, enviaremos uma resposta por email com o resultado. É preciso ter uma pontuação mínima para seguir adiante.

O questionário aparecerá para você da seguinte forma:

Passo 5 – Envio de documentos

Você receberá por email os documentos necessários para sua análise com a possibilidade de empréstimo com juro zero. Os documentos que pedimos são os seguintes:

  • Documento com foto (RG ou CNH)
  • Comprovante de residência
    • Se não está no seu nome, peça para o proprietário escrever em uma folha que você mora na residência dele, colocando seu nome completo e o dele, o número de CPF do proprietário com assinatura dele.
  • Última conta de água e de luz do seu negócio
    • Se você trabalha em casa, envie as contas da sua residência
  • Registro de ganhos e gastos (fluxo de caixa) dos últimos 3 meses. Pode ser extrato do banco, da maquininha ou até mesmo fotos de um caderno onde você anota essas informações com data.
    • Se você tiver os registros financeiros de um ano ou mais envia para a gente. Quanto mais informação melhor, pois aumentam as chances de você ter um limite maior aprovado.

Passo 7 – Realização de análise

Com seus documentos completos e legíveis nossa equipe tem até 9 dias úteis para realizar a análise e responder qual foi o valor aprovado. Nessa etapa é preciso aguardar.

Caso você acredite que está demorando muito envie um email para [email protected] perguntando sobre a sua análise de crédito.

Passo 8 – Envio de vídeo

Caso você seja aprovado vamos pedir para que você nos envie um vídeo. Como todo o processo é feito de maneira digital nós precisamos conhecer melhor você.

Pedimos que você envie um vídeo de no máximo 2 minutos, respondendo as seguintes perguntas:

  • Qual seu nome?
  • Onde você mora?
  • O que você faz?
  • Para que você vai utilizar o dinheiro?

Passo 9 – Avaliação de impacto social

A Firgun se propõe a fazer empréstimo com juro zero para ajudar quem mais precisa e tornar o Brasil um país menos desigual. Por isso é muito importante para nós sabermos qual a sua atual situação econômica-social. Para isso fazemos uma avaliação de impacto social online, por meio de um link enviado por email.

No futuro você receberá novamente a mesma avaliação para responder. Dessa forma poderemos acompanhar seu crescimento e melhoria da qualidade de vida da sua família.

Você vai abrir a página abaixo para preencher:

Passo 10 – Assinatura de contrato

Enviaremos por email o link do contrato para você assinar de maneira digital. Não precisa baixar nada. Leia o contrato para verificar se a data de pagamento e valor das parcelas estão corretos. Lá a gente explica tudo sobre o seu microcrédito.

A transferência para sua conta pode levar até 5 dias úteis para cair.

Você receberá um email assim:

E depois será direcionado para uma página assim:

Sobre o Fundo Periferia Empreendedora

O Fundo foi criado pela Empreende Aí, Firgun, Impact Hub São Paulo e tem apoio de divulgação da Desabafo Social. Levantamos doações para criar um fundo de crédito emergencial para quem mais precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *