Festa junina: uma ótima oportunidade de negócio

festa junina

A festa junina é um marco na cultura brasileira. Quem não gosta das ruas enfeitadas, de paçoca, fogueira e quentão? Essa época do ano também é muito boa para alguns empreendedores que aproveitam os festejos juninos para impulsionar as vendas do próprio negócio. Esse mercado movimenta centenas de milhões de reais por ano.

Festa junina sustentável

Para além das comidas típicas, as festas juninas também são marcadas pela decoração característica da estação: barracas, bandeirolas, balões e tecidos de chita embalam a celebração. E foi a partir dessa observação que Renato Gomes decidiu apostar no ramo para obter uma renda extra durante esse mês. Idealizador da Criar & Criar, Renato desenvolve cenários e decorações de interiores a partir do uso de material reciclável.

Desde 2016, o empreendedor aluga barracas feitas de pallets para serem usadas em decorações empresarias e quermesses. “Um dia, estava pesquisando sobre moveis sustentáveis e vi umas barracas de pallets que eram usadas para vender refresco. Como estava perto da festa junina, decidi fazer um teste e fiz duas barracas”, relembra. Somente naquele ano, ele construiu 14 barracas para uma única empresa. A ideia foi tão bem-sucedida que o período junino se tornou uma das datas mais aguardadas.

Nesse ano, os preparativos começaram no final de abril. Segundo Renato, as reservas das barracas começam em maio. Atualmente, ele dispõe de aproximadamente 40 barracas para alugar durante esse período. “Tento aproveitar essa época do ano em si para dar uma alavancada. Tem que aproveitar essa onda para aumentar o capital e ter mais capital de venda”, finaliza.

O melhor par: festa junina e comida

Pensando em dar uma maior visibilidade ao seu negócio e aumentar sua renda durante o mês de junho, Laércio Júnior decidiu investir no ramo alimentício. Desde muito jovem, Laércio se dedica a cozinhar. Na infância, era o mais velho dos três irmãos e sempre ajudava a mãe na cozinha. Ao completar 18 anos, entrou para o Exército onde também se dedicou a cozinhar por muitos anos. Desde 2009 Laércio se dedica a produção de hambúrgueres, temperos e molhos artesanais.

Conheça a história de Laércio e como ele conseguiu investimento

Pela primeira vez, Laércio se dedicará a vender seus produtos nos festejos juninos. Em seu cardápio, ele foge um pouco das comidas tradicionais e investe no que mais sabe fazer: hambúrgueres, batatas fritas e o Churrasco Texano. “O que mais sai nessa época são as fritas. As pessoas me procuram mais por elas e, depois, pelo churrasco”, afirma.

Toda essa infraestrutura foi possível após a campanha feita pela Firgun, em 2018. Com o dinheiro do empréstimo, Laércio comprou equipamentos, o que ajudou a expandir as vendas. Agora, ele está focado em melhorar a logística, buscando um fornecedor com melhor preço de negociação, além do custo e benefício, antes de fechar qualquer evento. Agora, ele está participando de algumas quermesses, mas são as escolas e clubes que têm requisitado mais os seus serviços.

Investimento para pequenos empreendedores

Tanto o Laércio como o Renato utilizar a Firgun para captar investimento para seus negócios. A plataforma é um canal online de empréstimos entre pessoas com o objetivo específico de financiar empreendedores de baixa renda ou que tenham dificuldades para acessar soluções financeiras por vias tradicionais.

De um lado empreendedores podem fazer um empréstimo de até R$15.000 e de outro, investidores podem aportar valores a partir de R$25 para tornar os projetos e sonhos uma realidade. Além de multiplicar oportunidades para quem mais precisa, os investidores recebem o dinheiro de volta em parcelas com rendimentos de até 12% ao ano. Conheça a plataforma e faça parte dessa rede que está revolucionando a forma como se faz microcrédito no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *