ID Jovem: conheça o benefício que faz você viajar de graça!

Conhecer vantagens como o ID Jovem é um benefício para você e sua saúde financeira. É uma forma de se divertir gastando pouco. Muita gente pensa que ir ao cinema, teatro ou viajar é coisa de quem tem muito dinheiro, mas não é verdade. Com o ID Jovem você pode ter descontos de 50% em atividades de lazer, esporte e cultura e não precisa pagar passagem para viajar de ônibus. Sim, você pode viajar de graça, pagando apenas os impostos. Basta apresentar o documento que é virtual e emitido pela internet, junto ao RG na hora da compra. Se você se encaixa nos requisitos do programa, basta se organizar e ter um pouco de paciência com a burocracia. Depois é só curtir e economizar ao mesmo tempo!

A Firgun é uma plataforma de investimentos coletivos em empreendedores da periferia. Conheça a plataforma. 

O que é ID Jovem?

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015. Viagens para cidades do mesmo estado não estão contempladas no programa.

Os benefícios

Cultura, lazer e esporteID Jovem

Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos. Lembrando no caso de shows, eventos culturais , viagens e jogos de futebol é necessário comprar com 2 dias de antecedência para o benefício valer.

Transporte

São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. Ao lado a foto do cupom fiscal de um cidadão que conseguiu um bom desconto em uma viagem de ônibus de São Paulo para o Rio.

Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.

Atenção: Vale para ônibus, trem e embarcação.

O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Quer se tornar um investidor social? Conheça o microcrédito coletivo. 

A quem se destina?

A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Condições

  • Ter entre 15 e 29 anos
  • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico)
  • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
  • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o Número de Identificação Social (NIS)

Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho ou no aplicativo da ID Jovem. Obs: se você já usufruir de algum benefício do governo bolsa família por exemplo, então você já tem o número do NIS portanto se tiver nos parâmetros de idade exigidos é só baixar o app é usar a vontade.

Como tirar o cartão ID Jovem?

Para tirar seu NIS vá ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais próximo da sua residência com:

  • RG
  • CPF
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA
  • TITULO ELEITORAL
  • DISPENSA DO EXÉRCITO (no caso dos HOMENS)
  • FOTO 3×4
  • CARTEIRA DE TRABALHO

Caso se enquadre nos critérios do Programa Identidade Jovem, o cartão ID Jovem virtual poderá ser gerado após a inclusão e a validação dos dados pessoais ou no aplicativo para smartphones (APP) ou por meio do site do ID Jovem.

  • Pelo APP: basta fazer o download do aplicativo, que está disponível gratuitamente nas principais lojas virtuais de aplicativos para smartphones. Ele é compatível com os sistemas operacionais mais comuns, como IOS, Android e Windows Phone. Feito o download, é preciso inserir os dados solicitados e gerar o cartão virtual, que ficará salvo no próprio aplicativo.
  • Pelo site: o processo é semelhante. O jovem deve acessar o endereço do programa e informar seus dados​. Após a geração do cartão virtual, deve salvá-lo como imagem e imprimi-lo.​

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *