SER+ Empreendedor: uma parceria entre Instituto InterCement e Firgun

Instituto Intercement

A Firgun se uniu ao Instituto InterCement para criar o programa SER+ Empreendedor. Uma iniciativa que visa promover acesso a microcrédito sem juros para quem teve sua atividade geradora de renda prejudicada pela pandemia de COVID-19.

Após o início da pandemia diversas empresas e organizações não governamentais direcionaram foco para tal problema e iniciaram projetos de mitigação de seus impactos negativos. Doações de cestas básicas, produtos de higiene pessoal e programas de distribuição de renda se multiplicaram.

Algumas dessas iniciativas buscaram entender como gerar impacto social positivo de maneira perene, evitando o assistencialismo. Mais importante do que apagar o fogo é agir de maneira preventiva para evitar que o incêndio sequer comece. É sob essa perspectiva que enxergamos a capacitação empreendedora e o microcrédito como ferramentas poderosas de empoderamento das populações mais vulneráveis aos prejuízos causados pela COVID-19.

Por isso a Firgun se uniu ao Instituto InterCement que, assim como nós, é uma empresa que quer multiplicar oportunidades através do microcrédito produtivo e orientado. A vontade de transformação e combate às desigualdades formam o propósito que nos conecta.


Já leu?

Como acessar crédito emergencial para o seu pequeno negócio

Pequenos negócios: 4 dicas e 1 oportunidade para crescer


Por que nos unimos com o Instituto InterCement?

Agora é mais importante do que nunca trabalharmos para fortalecer as economias locais. O Ser+ Empreendedor é uma iniciativa, idealizada pelo Instituto InterCement e executada pela Firgun, que integra o plano de enfrentamento aos impactos sociais provocados pela pandemia de Covid-19. Promovemos acesso a microcrédito, sem cobrança de juros, para empreendedores, buscando contribuir para a manutenção dos seus negócios e fomentando um giro econômico nas comunidades. ​

As empresas têm um importante papel no desenvolvimento das cidades, que vai além da geração de empregos e do pagamento de impostos. Acreditamos que parcerias e redes de colaboração são ferramentas importantes para o desenvolvimento social. Por isso, queremos somar esforços com as comunidades a fim de mitigar os impactos econômicos e, consequentemente, sociais, provocados pela pandemia. ​

Como funciona o SER+ Empreendedor?

O microcrédito é exclusivo para pequenos empreendedores prejudicados pela pandemia de COVID-19 e que realizam suas atividades nas cidades contempladas pelo programa:

  • Campo Formoso/BA
  • Apiaí/SP
  • Itaoca/SP
  • São Miguel dos Campos/AL
  • Santana do Paraíso/MG
  • Ijaci/MG
  • Cajati/SP
  • Bodoquena/MS
  • Cezarina/GO
  • Candiota/RS
  • Nova Santa Rita/RS
  • João Pessoa/PB
  • Pedro Leopoldo/MG
  • Brumado/BA

Criamos uma página na internet específica para receber cadastros de microempreendedores que possuam:

  • Vínculo familiar ou indicação de um profissional da InterCement
  • Residência em cidades onde há fábrica da InterCement ou município de morada do profissional que fez a indicação
  • Conta bancária em seu nome ou do empreendimento
  • Histórico de movimentações financeiras de mais de seis meses anteriores a março de 2020

Empreendedores com restrição de crédito, sem garantias ou com nome negativado poderão realizar a análise de crédito para ter acesso ao recurso. Queremos apoiar pequenos empreendedores para que mantenham seus negócios de pé. Os créditos serão de até R$2.000 com parcelamento em até 24 vezes e 90 dias para começar a pagar. Os pagamentos serão via boleto e não terão incidência de juros, quando realizados na data acordada em contrato.

Para iniciar o processo de análise os empreendedores deverão concluir um curso online de gestão financeira e anexar o certificado digital de conclusão. Em seguida será analisado o impacto negativo da pandemia no empreendimento para posterior liberação do recurso. Todo o processo é realizado de maneira digital e obedecerá a um cronograma específico, ou seja, os empreendedores terão um prazo específico para requisitar o crédito.

Sobre o Instituto InterCement

O Instituto InterCement é responsável pelas estratégias de investimento social privado da InterCement, desenvolvendo, em conjunto com os municípios, iniciativas que visam apoiar as potencialidades locais contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Todas as iniciativas sociais buscam equilibrar os aspectos econômico, social e ambiental, além de promover o fortalecimento dos vínculos comunitários. A articulação em cada cidade se dá através dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que contam com representações do poder público, sociedade civil e empresas. ​

A InterCement é uma produtora de cimento com atuação em seis países. No Brasil é responsável pelas marcas Cauê, Goiás e Zebu, além de operar centrais de concreto. ​

Sobre a Firgun

A Firgun é uma plataforma de investimentos coletivos em empreendedores de baixa renda. Realiza concessão de microcréditos associado a um processo de desenvolvimento de negócios periféricos. Em parceria com o Instituto InterCement, fará a gestão do Ser+ Empreendedor ficando responsável pela análise do crédito e gestão financeira do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *