Investimento de impacto: alternativa à doação e ao trabalho voluntário

investimento de impacto

Você sabia que o Brasil, nono país mais rico do mundo, é também um dos últimos colocados em relação a solidariedade com o próximo? O investimento de impacto social é uma alternativa viável para solucionar esse problema e promover a transformação social.

Uma organização do Reino Unido chamada CAF World Giving Index mede o grau de solidariedade dos países, através de pesquisas simples realizadas com diversos cidadãos ao redor do mundo. A pesquisa coletou dados sobre ajuda ao próximo, doações e trabalho voluntário de 146 países. O Brasil ficou na posição 122 do ranking.

Pode parecer contraditório uma vez que somos uma das maiores economias do mundo, mas alguns fatos explicam esse cenário, como, por exemplo, a crise econômica atual e o aumento expressivo do desemprego. É normal que uma sociedade nessas condições não tenha a capacidade financeira e até mesmo a cultura da doação e do trabalho voluntário. Precisamos inovar e encontrar maneiras financeiramente sustentáveis de fazer o bem, clique no botão abaixo e conheça a Firgun. 


Já leu?

Microcrédito produtivo: impacto econômico e social

O que é empreendedorismo social?

Impacto social: um ecossistema crescente, unido e transformador


Como podemos inovar e promover impacto social?

No cenário atual é compreensível que as pessoas não queiram ou não possam doar tempo ou dinheiro para ajudar o próximo. No entanto há uma terceira via para fazer a diferença, que vai além do trabalho voluntário e da doação: o investimento de impacto social.

Não podemos abraçar o mundo, mas o sentimento de torná-lo um lugar mais justo, igualitário e com possibilidades para todos, é unânime. O que precisamos é encontrar maneiras sustentáveis para construir esse mundo melhor. Uma forma de atingir esse objetivo é através da prática do investimento de impacto social.

Mas o que é o investimento de impacto social?

O investimento de impacto social busca retorno financeiro ao mesmo tempo que promove impacto socioambiental positivo. É possível buscar lucro e fazer o bem ao mesmo tempo. Nesse sentido, é preciso analisar o impacto social do projeto que receberá o aporte e também o que aconteceria caso o público não recebesse o investimento. Dessa forma é preciso estar atento aos seguintes pontos: 

  • Indicadores relevantes para medir o impacto do projeto;
  • Comparação com grupos de controle similares que não foram contemplados pelo investimento.

Faça parte desse movimento

O papel da Firgun nesse contexto é popularizar o Investimento de Impacto Social, possibilitando o acesso ao microcrédito a empresários de baixa renda. Buscamos o nivelamento dos patamares sociais através de investimentos em projetos que gerem novos empregos. Eles são capazes de movimentar o comércio e que tenham, principalmente, impacto socioambiental na sociedade em que vivemos. Para saber mais sobre o nosso mecanismo, entre em contato com a gente e seja um herói Firgun. 

fonte: https://bit.ly/2S27pij

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *