Microsseguro: proteção para o pequeno empreendedor

microsseguro

O microsseguro, ou seguro inclusivo, é um tipo de seguro de baixo valor, criado para que pessoas com baixo poder aquisitivo possam se proteger de acontecimentos indesejados. A apólice do microsseguro é barata, dependendo do tipo pode partir de apenas R$30 por ano. Ele protege contra gastos relacionados a um funeral, desemprego, doenças, roubo, enchentes, invalidez, deslizamentos, incêndios, entre outras possibilidades. Até seguro educacional é possível contratar.

Apesar de poucas pessoas conhecerem e falarem sobre o assunto, o microsseguro não é algo novo. Ele foi inventado em 2002, por um dos pioneiros do microcrédito, Muhammad Yunus. A regulamentação no Brasil ocorreu em 2012.

Quem pode utilizar o microsseguro

Qualquer pessoa física pode contratar um plano individual ou familiar desde que a renda per capita da família seja de até dois salários mínimos por mês. Dessa forma é possível diminuir o grau de vulnerabilidade do segurado e de seus pares, amenizando os impactos sobre a qualidade de vida em uma eventual dificuldade.


Já leu?

Microcrédito na pandemia: opção para o pequeno empreendedor?

Evite ser enganado pelo seu banco: conheça seus direitos


O microsseguro também serve para pequenos empresários formalizados na categoria microempreendedor individual (MEI), que tenham faturamento de até R$60 mil por ano. A ideia, tanto para pessoas físicas como jurídicas, é evitar gastos indesejados no futuro, realizando pequenos pagamentos mensalmente.

O produto dos microsseguros é indicado para aqueles que já passaram por um processo de inclusão financeira e têm uma conta em banco, mas nunca teve contato com esse tipo de serviço. É ideal para quem busca o primeiro seguro de vida, previdência privada ou plano de saúde, por exemplo. O microempreendedor individual (MEI) pode contratar esses tipos de microsseguro e ter mais tranquilidade com relação ao que pode acontecer no futuro.

Vale a pena para quem tem pequeno negócio?

O microsseguro representa um custo pequeno no dia a dia de um negócio e pode ser muito útil para evitar gastos indesejados no futuro. Esse tipo de seguro pode evitar uma dor de cabeça, garantido uma renda mínima para quem tem um pequeno negócio nos seguintes casos:

  • Doenças graves que impossibilitam a pessoa de trabalhar;
  • Panes elétricas que podem causar prejuízos;
  • Roubo e furto de equipamentos eletrônicos e não eletrônicos;
  • Impossibilidade de pagar uma dívida devido a morte ou invalidez;

Esses são apenas alguns exemplos que podem fazer parte do dia a dia do pequeno empreendedor. O seguro é um serviço que quem contrata espera não precisar utilizar, mas se uma tragédia acontecer será um alívio poder contar com o dinheiro do seguro. Provavelmente o negócio sobreviverá e a pessoa terá possibilidade de se reerguer para continuar trazendo renda para sua família.

Como contratar um microsseguro

Para ter a segurança oferecida o indivíduo ou empreendedor pode contratar o produto em casas lotéricas. O mais comum nesses casos é o seguro funeral, que cobre as despesas em caso de morte. Para comprar esse e outros tipos de seguro, basta apresentar o CPF e efetuar o pagamento na lotérica.

Outra maneira de contratar o microsseguro é por meio de um banco, correspondentes de instituições financeiras ou seguradoras autorizadas pelo Banco Central.

A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP é o órgão público responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro. A Circular SUSEP Nº 440 DE 27/06/2012 fala sobre todos os tipos de microsseguro no artigo 7º e os valores cobertos por cada plano no artigo 8º. Esteja a par dessas informações e consulte seu banco ou seguradora para contratar.

Sobre a Firgun

Somos uma plataforma de acesso a microcrédito para pequenos negócios e empreendedores periféricos em geral. Nossa ideia é oferecer oportunidades para quem mais precisa de maneira humanizada, com juros baixos e boas condições de pagamento. Acreditamos na inclusão financeira como ferramenta de combate à desigualdade social no Brasil.

Clique aqui para conhecer nossa plataforma e as opções de crédito mais recentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *