Millennials gastam mais com comida do que fazem investimentos

millennials

Millennials, também chamados de geração Y, são as pessoas que nasceram no início da década de 1980 até meados da década de 1990. São pessoas super conectadas e que se movem por propósito, para a maioria deles ter impacto positivo no mundo é mais importante do que se dar bem financeiramente.

Já sabemos que os integrantes dessa geração se interessam por tecnologia e por promover impacto positivo no mundo, mas como eles lidam com dinheiro? Vamos aos fatos.

Como (não) investem dinheiro?

Assunto bom pra começar! Meio chato para a maioria, mas importantíssimo para qualquer um. Na verdade a pergunta deveria ser “como os millenials não investem seu dinheiro?”, pois, segundo pesquisa realizada pelo Banco Neon, 72% deles não investem. Isso acontece pois para 55% dos jovens não sobra dinheiro para investir, 22% não possuem conhecimento e 15% não utilizam soluções financeiras adequadas para fazer um planejamento financeiro.

Se tornar um investidor não pode ser algo passivo, mas sim ativo. Num primeiro momento investir deve ser visto como um gasto e ser a primeira coisa a se fazer quando o salário do mês cair na conta. No grupo dos que fazem investimentos, 58% opta pela poupança e não por investimentos mais rentáveis.

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O maior gasto dos millennials? Comida!

Um levantamento feito pelo banco Neon mostrou que o prazer de comer e beber é uma prioridade para esse público. Quase um terço (28%) das transações feitas pelos millennials ocorrem em bares e restaurantes, o gasto preferido deles. Em seguida estão os gastos com supermercado (24%) e depois transporte (20%). No resto do mundo é a mesma coisa.

O gasto com comidas é na verdade uma busca por facilitar a vida. Mais de 40% deles estão dispostos a pagar mais por produtos que tragam mais praticidade ao dia a dia. No entanto isso não significa aderir ao fast-food, pois há uma preocupação grande com a saúde. Mais da metade (51%) evita comer no McDonald’s e afins e 63% afirmam optar por opções mais saudáveis.

Hábitos de consumo em geral

Os dados abaixo foram observados por uma pesquisa da Mastercard, apresentada na 6ª edição de seu Fórum de Inovação para a América Latina e o Caribe.

  • 65% pesquisam produtos online antes de finalizar uma compra.
  • 62% estão sempre à procura do melhor preço ou alguma oferta.
  • 49% não estão satisfeitos com as opções de pagamento disponíveis, e 46% emprestariam seu cartão de crédito a amigos.
  • 45% querem a oportunidade de usar opções de pagamento digitais com mais frequência, embora muitas lojas não as aceitem.
  • 35% portam dinheiro apenas porque existem lojas que somente aceitam esse meio de pagamento.
  • 2 entre 5 millennials somente compram produtos alinhados aos seus valores.
  • 54% dos millennials preferem comprar produtos de empresas socialmente responsáveis.

Visando melhorar seus hábitos, o que os millennials mais querem é:

  • Reduzir dívidas (65%)
  • Gastar seu dinheiro com mais inteligência (64%)
  • Monitorar despesas mais eficientemente (62%)
  • Planejar um orçamento (61%)
  • Investir seu dinheiro (58%)
  • Investir em negócios inovadores (57%)

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