Hoje celebramos o potencial de fazer o bem

fazer o bem

Hoje, Dia Internacional Firgun, celebramos o celebramos o potencial que temos de fazer o bem em momentos de dificuldade. Com empatia podemos nos apoiar para sair fortalecidos dos desafios do dia a dia. Os exemplos de solidariedade se multiplicaram: doações de dinheiro, cestas básicas, atendimentos médicos gratuitos por telefone para pessoas que não tem plano de saúde, pessoas que compraram alimentação por aplicativo e doaram para o motoboy.

Firgun é uma palavra em hebraico. Um sentimento genuíno de alegria e prazer ao presenciar as conquistas de outras pessoas. Ficar bem simplesmente porque algo bom aconteceu com alguém. Sem inveja, sem ciúmes. Firgun também significa desejar o bem, algo como uma empatia ativa.


Já leu?

Afinal de contas, o que quer dizer Firgun?

Negócios que fazem o bem: possíveis e lucrativos


Estamos todos no mesmo barco

Estamos vivendo tempos desafiadores por causa do novo coronavírus. Um dos raros momentos em que o mesmo desafio é imposto para todos em uma escala global. O mundo todo está precisando de mais firgun. Pessoas empobrecidas enfrentam dificuldade para superar os prejuízos causados por essa crise sanitária. No entanto, somos todos atingidos por ela, independente da nossa classe social.

Somos únicos em nossas características e sonhos, mas estamos todos no mesmo barco, cruzando um mar em tempestade. Em todo o mundo as pessoas estão unidas pelas mesmas dificuldades, que por sua vez diminuíram o avanço das economias em todo o mundo. Governos enfrentam dificuldades para conter os óbitos, ONGs presenciam queda na captação de recursos e paralisação de suas atividades, empreendedores de todos os tamanhos percebem queda no movimento e nas vendas, famílias e melhores amigos estão separados até que o avanço da doença diminua.

Fazer o bem em rede é a saída

Com mais firgun no mundo podemos enfrentar as dificuldades com mais leveza, sabendo que temos uns aos outros para buscar apoio. O ato de fazer o bem surge entre as pessoas em tempos de crise pode trazer um pouco de paz aos mais ansiosos. Mas como criar o ambiente ideal para que a solidariedade se multiplique? A resposta está na organização em rede. Juntos somos mais fortes. Podemos nos apoiar para enfrentar qualquer dificuldade e criar diferentes soluções para nós mesmos, sem depender da atitude de grandes organizações.

A sensação energizante de um banho de sol ao ar livre, o encontro com a turma de amigos, o abraço apertado de um familiar, o brilho nos olhos de um cliente satisfeito, são detalhes que deixaram de fazer parte da rotina normal das pessoas. E fazem falta. Os pequenos prazeres da vida nos mostram que estamos no caminho certo e nos motivam a continuar nele. Quando os obstáculos aparecem e dificultam a caminhada, surgem dúvidas e começamos a nos questionar se realmente estamos no caminho certo e se somos capazes. Uma mensagem sincera de esperança pode fazer toda a diferença para resgatarmos nossa confiança, sabendo que não precisamos enfrentar as dificuldades sozinhos.

Por isso é tempo de compartilhar palavras de otimismo e boas ações, levando esperança e coragem para quem a gente quer ver feliz. É tempo de multiplicar firgun.

Como participar do Dia Internacional Firgun

O Dia Mundial Firgun, comemorado todo dia 17 de julho, foi criado para promover o sentimento genuíno de fazer o bem ao próximo sem esperar algo em troca.

Para celebrar a data em 2020, convidamos você a fazer parte desse movimento, enviando uma mensagem de esperança a um colega seu ou alguém que você saiba que está passando por dificuldades e que faria bom uso de uma mensagem positiva.

Essa mensagem deve ser enviada para a pessoa escolhida por vídeo ou áudio. Depois você compartilha a mensagem com a gente que vamos publicar em nossas redes sociais, incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo.

Algumas ideias de mensagem

  • Realce as características positivas da pessoa
  • Encorage a pessoa
  • Demonstre que a pessoa não está sozinha, que ela pode contar com você
  • Compartilhe uma oportunidade que pode fazer bem a pessoa (pode ser o seu próprio trabalho ou uma iniciativa que você conheceu)
  • Outras mensagens de esperança

Como estamos atuando

Nesse momento de pandemia nos unimos à Empreende Aí, Desabafo Social e Impact Hub São Paulo para criar o Fundo Periferia Empreendedora, um fundo filantrópico feita para promover acesso a crédito emergencial para quem mais precisa. Mais de 60 empreendedores periféricos já foram beneficiados e quase R$130 mil serviram de investimento para seus negócios.

Assim estamos mudando o mundo de várias famílias: em rede. Você também pode fazer parte disso. Compartilhe exemplos positivos com alguém, incentive um amigo ou faça uma boa ação nesse Dia Internacional Firgun.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *