O que é feito com o imposto de renda?

Falta menos de uma semana para o contribuinte organizar documentações e ficar em dia com a declaração do imposto de renda. Muita gente não gosta dessa parte do ano, mas é preciso ter consciência que os impostos arrecadados devem ser utilizados em benefício da população.

Saiba mais: veja nosso último texto com mais informações sobre o assunto. 

O dinheiro recolhido é aplicado de diferentes formas. Uma parte é utilizada pelo governo federal e outra pelos estados e municípios. Os recursos são captados pela Receita Federal e transferidos para o Tesouro Nacional, que administra a utilização do dinheiro. Entre os principais usos estão projetos de saúde, educação e programas sociais como o Bolsa Família.

Outra parte é destinada para programas de geração de empregos e inclusão social como o plano de reforma agrária; crédito rural para a expansão da agricultura familiar; habitação popular; saneamento e reurbanização de áreas degradadas nas cidades. O dinheiro do imposto de renda também é utilizado nas seguintes áreas: construção e recuperação de estradas; construção de portos e aeroportos; incentivos para a produção agrícola e industrial; segurança pública; estímulo à pesquisa científica, ao desenvolvimento de ciência e tecnologia; cultura e esporte e defesa do meio ambiente.

Como estamos hoje

Devem declarar o imposto de renda cidadãos que receberam rendimentos tributáveis acima dos R$28.559,70 em 2017, mesmo valor da declaração de IR do ano passado. Nesse ano o Fisco espera receber 28,8 milhões de declarações até o dia 30 de abril. Atualmente o valor a ser pago na declaração do IR se dá da seguinte maneira:

Para preencher a declaração, é preciso baixar o programa gerador no site da Receita Federal. Clique aqui para baixar. O contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo deverá pagar uma multa de, no mínimo, R$165,74. O valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *