Afinal de contas, o que quer dizer Firgun?

Imagine que um dia desses você está vendo seu Facebook e se depara com um amigo anunciando uma grande notícia. Uma promoção no trabalho ou um noivado. Como você se sente?


Já leu?

Microcrédito coletivo, uma nova modalidade de investimento

Fazer o bem e lucrar com isso: entenda como é possível


Com inveja, talvez? Ciúmes? Ambos seriam reações compreensíveis. Ficar descontente ou ressentido quando nos deparamos com a boa sorte ou realização de outra pessoa é uma resposta humana comum. Quem sabe até mesmo algo esperado?

Mas e se você na verdade sentisse uma alegria calorosa por seu amigo? Um sentimento de prazer altruísta pelo sucesso dele?

Nesse caso o que você teria sentido seria firgun

É como a palavra em português empatia, mas ela não tem tradução literal. Firgun vem do hebraico e é usada para descrever um sentimento genuíno de alegria e prazer ao presenciar as conquistas de outras pessoas. Firgun veio da palavra “farginen” do Yiddish, uma língua que mistura hebraico com alemão, falado principalmente pelos judeus europeus. Farginen quer dizer “desejar o bem, não lamentar, não invejar”. Já em alemão a derivação é da palavra vergönnen, que quer dizer “conceder” ou “não invejar alguém”.

Firgun é uma palavra relativamente nova, usada em hebraico pela primeira vez na década de 1970. Inicialmente os estudiosos do idioma não gostaram da ideia de uma influência do Yiddish de maneira tão direta. No entanto não havia uma palavra alternativa em hebraico, apenas pequenas frases que não conseguiam passar o mesmo impacto de uma única palavra.

Origem da palavra

Firgun rapidamente se estabeleceu no idioma hebraico, antes de fazer sua estréia no inglês em 1990. As primeiras evidências do seu uso em inglês são de 1994, segundo a Oxford Dictionaries, em uma entrevista com o empreendedor Benny Landa no Jerusalem Report. Na ocasião ele reclamou de uma “absoluta falta de firgun” na comunidade de executivos de Israel.

Há pouco tempo a palavra ganhou destaque quando foi utilizada pelo jogador de rugby inglês Dylan Hartley, que, antes da desclassificação de seu time em um campeonato, postou um tweet parabenizando seus rivais e colegas, antes de assinar com a hashtag #firgun. A capacidade que Hartley teve de deixar de lado seu desapontamento pessoal e encontrar prazer na conquista de seus rivais é de se admirar – isso é firgun.

No momento a palavra não está nos dicionários em inglês, muito menos nos em português. Mas podemos concordar que faria bem para o mundo um pouco mais de prazer altruísta, então por que não deixar de lado os sentimentos ruins e espalhar um pouco de firgun por aí?

Como você pode praticar Firgun

Firgun também é uma plataforma de empréstimos entre pessoas com o objetivo específico de facilitar o acesso a microcrédito para empreendedores de baixa renda. Você pode investir valores a partir de R$25, ajudar a multiplicar oportunidades para quem mais precisa e ainda receber o dinheiro de volta com rendimentos de até 12% ao ano! Clique no botão abaixo e invista com Firgun.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *