Férias sem crise: como curtir sem se preocupar com o bolso

férias

Com o mês de julho chegando, parte dos brasileiros começam a se preparar para aproveitar as férias do meio do ano. Para que você possa aproveitar melhor suas férias sem passar por grandes problemas, a Firgun fez um guia sobre como se planejar financeiramente para viagens.


Já leu?

6 passos para criar um planejamento financeiro inteligente

Comprar por impulso é mais comum do que você imagina


Férias tem que ter meta financeira

Antes de tudo, é necessário que você estabeleça um objetivo. Já que estamos falando em viagem, a primeira coisa que se passa pela cabeça é: para qual destino quero ir? No entanto, outros questionamentos são necessários para que esse projeto se concretize: quanto eu pretendo gastar? Ou melhor, quanto eu posso gastar? Ao esclarecer essas questões, você pode se organizar para alcançar o objetivo.

Organize sua vida financeira

Após ter um objetivo claro em mente, chegou a hora de você ter domínio sobre a sua situação financeira. Alguns brasileiros ainda não tem o costume de escrever o quanto gastam em um mês por acharem que vão memorizar todas as despesas. No entanto, esse hábito faz com que eles percam a verdadeira noção dos gastos.

Assim, para começar a controlar seu orçamento, faça um experimento: pegue um bloco de notas e anote quanto você ganha mensalmente. A partir disso, escreva os gastos que são fixos, como aluguel, mercado, transporte, conta de água e luz etc. E depois atualize a lista com os gastos variáveis, que serão percebidos ao longo do mês.

Defina quanto você pode gastar por mês

Concluir o passo anterior será muito importante para executar esse ponto. Ao finalizar as anotações das despesas mensais, poderá visualizar onde estão os gastos sem necessidade ou onde poderia economizar. Assim, saberá por onde começar a economizar e colocará em prática no mês seguinte, quando cair o salário.

Definindo o quanto gasta, terá maior facilidade de definir quanto poderá guardar a cada mês. Por exemplo, se você conseguir guardar 15% do seu salário mensal, em sete meses você terá o equivalente a um salário em sua conta. Assim poderá se organizar melhor para os gastos na viagem.

Cuidado com o que compra

Um dos principais problemas pelo qual passamos enquanto estamos juntando dinheiro é resistir a tentação de fazer compras. Constantemente somos bombardeados por propagandas e promoções que nos fazem querer aproveitar a oportunidade de obter determinado produto. No entanto, realmente necessitamos comprar?

Estudos comprovam que comprar por impulso é mais comum do que você imagina, ainda mais quando se está viajando de férias. Então, para superar o impulso de consumir, é importante sempre se questionar: “Eu realmente preciso comprar isso? Por que?”

Pesquise, pesquise e pesquise

Através de uma pesquisa na internet, você pode ter noção de alguns gastos que poderá ter antes e durante a viagem. Existem inúmeros fóruns de discussão com pessoas que compartilham suas experiências e repassam dicas para os demais viajantes.

Para além dos fóruns de discussão, a internet é uma fonte interessante para pesquisar os preços com antecedência. Atualmente, existem sites que fazem comparação de preços entre voos, dando a opção de receber notificação em seu e-mail caso haja uma promoção repentina. Se o destino não for tão distante, ir de ônibus também pode se tornar uma opção.

Também é possível economizar na hora de escolher a hospedagem. Com uma rápida pesquisa na internet, é possível achar sites com mecanismo de metabusca para reservas de hospedagem. Assim, você pode escolher o tipo de hospedagem que melhor se adéqua às suas necessidades e ao seu bolso.

Compre com antecedência

Ao pesquisar previamente os preços, é possível ter a vantagem de realizar uma compra antecipada. Isso é vantajoso por diversos motivos. Primeiro, garante que você possa aproveitar as promoções de passagens ou pacotes, trazendo mais economia. Também permite que você comesse a pagar as despesas da viagem antes mesmo de realiza-la. Assim, durante a viagem, a única coisa com o que você irá se preocupar é em aproveitar os pontos turísticos.

Mantenha o foco

Mesmo depois de todas essas dicas, pode ser difícil manter o compromisso com algo que irá trazer benefícios em um prazo distante. No entanto, lembre-se: todo esforço em torno desse objetivo irá proporcionar uma experiência incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *