Empreender é poder: entenda por que a Firgun foi criada

crowdlending

A Firgun nasceu para diminuir a desigualdade social no Brasil, multiplicando oportunidades para quem mais precisa. O Brasil é um país muito desigual: aproximadamente 120 milhões de cidadãos vivem com menos de um salário mínimo por mês e no entanto somos o 9º país mais rico do mundo. Isso tem uma explicação histórica. A desigualdade começou por aqui quando ainda éramos colônia de Portugal com as capitanias hereditárias e se intensificou desde então. Hoje os brasileiros mais ricos detêm quase um terço de toda a renda do país. Isso precisa mudar, não acha?

Essa desigualdade perpetua a pobreza, tão comum do nosso dia a dia, a criminalidade e violência também. O progresso econômico do país fica prejudicado, sem falar na diferenciação de tratamento que existe entre ricos e pobres, na desigualdade racial. Esses problemas funcionam como um tipo de ciclo onde um acontecimento agrava o outro.

O problema é grande, mas não impossível de resolver. As desigualdades são, antes de mais nada, produto da falta de ação do governo e de empresas ao longo da história para favorecer poucas pessoas com muito poder. O combate às desigualdades deve ser feito com políticas públicas consistentes ao longo do tempo ou pela sociedade, que deve encontrar maneiras de distribuir renda e riqueza.

Por isso criamos a Firgun. Para ter uma forma diferente de distribuir riquezas e amenizar a desigualdade social no Brasil. Queremos fazer o dinheiro chegar de forma justa a empreendedores de baixa renda, pois acreditamos que através do fomento ao microempreendedorismo podemos melhorar a renda familiar dos mais pobres, criar oportunidades de trabalho e emprego nas periferias e assim levar mais qualidade de vida para quem mais precisa.

Para nós interessa apoiar o microempreendedorismo de baixa renda, seja em qual área for. Oportunidade tem de existir para todos. Trazemos de forma transparente a história de cada um que está com uma campanha aberta, os detalhes sobre o que será feito com o dinheiro e as condições de pagamento. É a classe CDE quem movimenta de fato a economia do país, mesmo com todas as dificuldades. Nós fomos às ruas conversar com empreendedores populares e percebemos três grandes dificuldades para quem está buscando um empréstimo: altas taxas de juros, em média 4% ao mês; burocracia que atrapalha a empreitada e a discriminação. Esses problemas são resolvidos pela rede Firgun através de uma plataforma de empréstimos coletivos, prática conhecida como crowdlending.

Criamos a Firgun porque percebemos a dificuldade que pessoas mais pobres tem em acessar serviços financeiros. O Brasil está na última colocação no ranking mundial quando o assunto é a acessibilidade desses serviços, o pior entre todos os países da América e Caribe. Os bancos são considerados instituições relativamente sólidas, sob o ponto de vista financeiro, porém, o acesso da população e das empresas aos serviços financeiros é considerado muito limitado. O sistema financeiro nacional apresenta grandes dificuldades para incluir os mais pobres. Mais de 90% dos microempreendedores não conseguem abrir uma linha de crédito, essa é a realidade que pode ser combatida através da Firgun.

Fazendo o bem de maneira sustentável

A Firgun é uma plataforma de empréstimos coletivos voltada para empreendedores de baixa renda captarem recursos para investir em seus negócios. Fazemos uma curadoria criteriosa dos empreendedores e iniciamos a campanha de captação. De um lado facilitamos o acesso ao microcrédito e de outro o investimento social. Várias pessoas investem valores a partir de R$25 para os empreendedores e tornam possível seus sonhos. Na Firgun você não faz o bem doando, mas sim se tornando um investidor ou investidora social.

Acreditamos no potencial de transformação do investimento. Nesse caso, quem recebeu a ajuda tem a responsabilidade de devolver o dinheiro e a oportunidade de se empoderar de suas próprias circunstâncias. Na maioria das vezes as doações acontecem para apagar o fogo e por isso são muito necessárias. Elas atendem a uma necessidade momentânea, dão conta da consequência do problema, mas não de sua causa. Na Firgun você tem a oportunidade de ajudar, receber seu dinheiro de volta com rendimentos para reinvesti-lo e aumentar ainda mais seu impacto positivo no mundo. As transações são realizadas pela plataforma, você apoia e recebe o dinheiro de volta através dela.

Saiba mais sobre os detalhes do crowdlending na Firgun. 

Queremos transformar a forma como se faz microcrédito no Brasil, de maneira justa, incluindo quem mais precisa para que tenha acesso a soluções financeiras e possa usufruir de todos os benefícios se sucedem a isso. Venha fazer parte dessa história com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *