Teoria de mudança: fundamental para negócios de impacto

teoria de mudança

O conceito de Teoria de mudança é um plano de ação feito pensando no curto e no médio prazo. Seu objetivo é alcançar uma mudança real no longo prazo. A Teoria de Mudança nada mais é que um um jeito de planejar a transformação. A organização social faz isso través do desenvolvimento de um mapa organizacional. Seu objetivo é unir resultados em uma espécie de ciclo. Os resultados do longo prazo serão consequência dos resultado de médio e curto prazo e assim por diante.


Já leu?

Como a economia colaborativa reinventou relações (e investimentos)

O empréstimo coletivo fez Bruno viver do seu sonho


Teoria de Mudança na prática, passo a passo

Passo 1 – Defina o problema central que deseja resolver.

Existem alguns tipos de necessidades que podem ajudar a guiar sua reflexão:

– Necessidade sentida – As pessoas da comunidade sentem falta de algo, necessitam de um atendimento/ serviço específico.

– Necessidade expressa – As pessoas da comunidade se mobilizam de alguma forma para buscar este serviço (protestos, abaixo assinado, etc).

– Necessidade normativa – Existe um dado do que seria ideal para uma determinada comunidade e a realidade não condiz com ele.

– Necessidade comparativa – Existem dados comparativos que demonstram que a situação está complicada.

Um fator importante para verificar que você esta trabalhando com um problema central é quando você consegue fazer uma triangulação. Ou seja, quando pelo menos três das necessidades acima apontam para o mesmo problema. Após definir os problemas, siga em frente. Caso ainda não tenha sido possível, pesquise mais, busque mais pessoas para  entrevistar e locais para observar

Passo 2 – Identificando a causa e a consequência do problema central

Escreva individualmente cada um dos problemas em post-its

Passo 3 – Monte uma “árvore’’ de problemas

A ideia aqui é organizar os problemas percebidos em pequenos grupos. Use uma forma de organizar todos eles, entre causas e consequências.  No modelo da árvore, as causas ficam no lugar das “raízes”. O “Tronco” é o problema e às “folhas “ são as consequências.

Passo 4 – Faça ligações estratégicas

Faça ligações com barbante ou caneta, desta forma é possível determinar a melhor rota de ação para resolver a necessidade. Nesse passo você poderá perceber um caminho mais curto para solucionar o problema que está em foco. Por isso é importante a parte visual.

Passo 5 – Busque informações

Busque evidências que comprovam a relevância das causas e consequência do problema. Isso é importante para endossar o trabalho que você pretende desenvolver. Quanto mais evidências de que o problema a ser solucionado é relevante, melhor. Informação nunca é demais.

Passo 6 – Sistematize as informações

A matriz de Marco Lógico é uma ferramenta utilizada para estabelecer a lógica dos projetos sociais. Basicamente, a Matriz informa sobre a lógica dos projetos de impacto social, facilita o planejamento e funciona como referência nos processos de monitoramento e avaliação do projeto.

Teoria de Mudança na Firgun

A FIRGUN existe para resolver um problema claro: a dificuldade que microempreendedores tem para conseguir crédito. Os juros são altos, a burocracia atrapalha muito e o atendimento é pouco agradável. Com isso criamos uma plataforma de empréstimos coletivos.

Nosso intuito é melhorar a qualidade de vida da população menos favorecida, tornando o crédito mais acessível para microempreendedores. Assim contribuímos para o aumento de renda, desenvolvimento da economia local e segurança.

Essa melhora é percebida em primeiro momento pelo valor adquirido (com juros bem menores) e o número de empreendedores beneficiados. No longo prazo percebemos a importância do impacto social que geramos junto aos investidores Firgun. Este impacto é medido pelo aumento do poder de compra, acesso a produtos, geração de empregos, incrementando na renda familiar e saúde financeira. Todos esses caminhos apontam para maior segurança e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *